Caminho dos Colibris

Caminho dos
Colibris

João Neiva à Santa Teresa

Dois dias de caminhada, 52 quilômetros a percorrer, 12 horas de pés em movimento, mais de sete vilarejos a apreciar, três municípios a atravessar e energia de sobra!

A aventura liga João Neiva a Santa Teresa, passando por Ibiraçu, três municípios que preservam histórias fantásticas desvendadas ao longo do percurso.

A coletiva do Caminho dos Colibris é anual e acontece sempre no terceiro fim de semana de agosto.

Já recebemos peregrinos de 86 a 13 anos de idade.

Limite de participantes: 20 pessoas

Próxima data: 

         Em aberto

Aberto para grupos em qualquer época

Incluído na inscrição:

  • Carro de apoio
  • Carro para transporte de bagagens
  • 01 ponto de hidração (água) por dia
  • 01 ponto de alimentação (frutas da estação) por dia
  • 01 almoço (em Rio Lampê)
  • 01 jantar (em Rio Lampê)
  • 01 café da manhã (em Rio Lampê)
  • Pernoite no sistema cama café em casa de agricultores da região
Obs.: o cardápio das refeições será definido pela organização da caminhada.
 

Além de uma excelente atividade física, caminhar pode ser também uma forma de fazer amigos, colecionar “causos” e aprender mais sobre a história dessa região tão especial.

É aprender a respirar, é conhecer o próprio corpo e pensar sobre a própria vida e o que estamos fazendo com ela. A experiência é única e os sacrifícios se convertem em um poderoso exercício de autoconhecimento. Acredite!

MAPA DO TRAJETO

Confira os lugares e a rota completa do caminho.

Quer participar de uma de nossas caminhas ou possui alguma dúvida? Converse conosco no Whatsapp!

1º dia: 28 km

Saída do vilarejo de Demétrio Ribeiro passando pelas comunidades de Saúna, Núcleo Costa Pereira (Cata Briga), Alto Bergamo (onde terá o ponto de apoio km 17), por fim, chegando a Rio Lampê.
Em Rio Lampê será oferecido o almoço e o jantar, bem como o café da manhã no dia seguinte, os quais serão servidos na escola onde faremos a pernoite. Destaca-se a necessidade dos participantes levarem colchonetes, saco de dormir, cobertor ou similares, pois a região é fria nessa época do ano.

2º dia: 24 km

No segundo dia de caminhada sairemos de Rio Lampê passando por Lombardia, Reserva Augusto Ruschi (onde haverá o ponto de apoio km 14) e, por fim, chegando a Santa Teresa, onde se dará o término do Caminho dos Colibris, lá os participantes poderão visitar o Museu Mello Leitão.
No Caminho dos Colibris, o participante terá oportunidade de caminhar pelas estradas que foram abertas pelos primeiros imigrantes italianos e conhecer o local onde os mesmos se fixaram. Passar pela reserva Augusto Ruschi, onde se encontra a nascente do Rio Piraqueaçu e chegar a “doce terra dos colibris” – Santa Teresa.

Condicionamento Físico é recomendável que o praticante seja uma pessoa fisicamente ativa. Estima-se que a resistência muscular das pernas e a boa condição de resistência aeróbia sejam os mais utilizados nesta atividade. Esta atividade não é recomendada para pessoas com doenças cardíacas não controladas e/ou com joelhos lesionados. A atividade pode ser feita por iniciantes, apesar de trechos com muitas subidas.

1º DIA

Powered by Wikiloc

2º DIA

Powered by Wikiloc

Caminhar é desfrutar de liberdade. É sentir o sol aquecer seu rosto, a brisa arrefecer o calor. É admirar paisagens quase que intocadas pelo homem. É ouvir o bater dos próprios pés no chão de terra seca. Caminhar é ter a oportunidade de meditar e orar, de testar os limites do próprio físico, é fazer amigos. Para muitos, caminhar também é um poderoso remédio para a cura de enfermidades que afligem o corpo e a alma. Caminhar é esquecer os problemas, é engrandecer o espírito, é um encontro único com si mesmo. Para alguns, é um estilo de vida; para outros, é uma sede de aventura; e para outros mais, é a busca por autoestima e espiritualidade!